O QUE DEVO SABER ANTES DE ME INSCREVER?

Você conhece as informações básicas sobre o Programa de Intercâmbio do Rotary Internacional. Listamos as dúvidas mais frequentes, para você se decidir ou não pela inscrição.

1.Quem pode se inscrever para o Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional?

Para participar do Programa de Intercâmbio o estudante precisa ter entre 15 e 16 anos completos até dia 31 de julho de 2015, ano da seleção.

2.Como funciona o intercâmbio do Rotary?

O Programa de Intercâmbio de Jovens oferece aos jovens oportunidade de conhecer outros países, seus habitantes e a cultura local, plantando e disseminando desta forma, sementes de compreensão internacional. A cada ano, aproximadamente 9.000 jovens participam deste programa de intercâmbio no mundo inteiro, tornando-se “emb aixadores” de seu próprio país. As experiências do Intercâmbio de Jovens são compartilhadas, não apenas pelos estudantes que participam do programa, mas também pelas famílias anfitriãs, pelos Clubes de Rotary envolvidos, pelas escolas que frequentam e pela comunidade em geral. Os participantes deste Programa possibilitam que seus novos colegas de escola tenham excelentes oportunidades de aprendizado de outras culturas, outros idiomas, os costumes de outras localidades e a vida social e familiar em outros países.

3. Quais são os custos envolvidos?

Alguns custos são estimados e dividem-se em taxas do Rotary e outras despesas:

Taxas do Rotary:
• Inscrição: R$ 250,00 (na entrega do processo de inscrição)
• 1ª parcela da taxa Rotary: R$ 2.000,00 (1ª semana de outubro de 2015)
• 2ª parcela da taxa Rotary: R$ 1.500,00(1ª semana de novembro de 2015)
• 3ª parcela da taxa Rotary: R$ 1.500,00 (1ª semana de dezembro de 2015)
• Contribuição para a Fundação Rotária: R$ 250,00 (1ª semana de dezembro de 2015)
• Fundo de emergência: U$ 300, devolvidos ao estudante no seu seu retorno ao Brasil, caso não tenha sido usado.

Outras despesas:
• 12 cheques pré-datados, destinados à manutenção do estudante estrangeiro: R$ 2.400,00(divididos em cheques mensais de R$ 200,00 no período de 25 de julho de 2016 a 25 de junho de 2017).
• Passagem, seguro-saúde: a definir, pois depende do país de destino.

4. Como é a seleção do estudante?

O processo seletivo é feito preferencialmente através de entrevistas com o estudante e seus pais (obrigatoriamente), podendo haver prova escrita de conhecimen tos gerais, língua e/ou redação, em data a ser definida (final de setembro) e a avaliação de seu Histórico Escolar. Esta seleção é classificatória, pois o número de estudantes selecionados dependerá do número de vagas obtidas pelo Multidistrito no ano rotário .

5. Como acontece a escolha dos paíse s?

Divulgado o resultado da seleção e observando a classificação dos estudantes e o número de vagas obtidas pelo Multidistrito, será convocada reunião para a escolha das vagas, por ordem decrescente de classificação.

6. Ao escolher o país minha vaga está garantida?

A vaga só estará garantida com a chegada dos documentos a serem enviados pelo distrito anfitirão, que somente acontece após o início do treinamento, no primeiro semestre do ano seguinte .

7. Posso indicar outra família para também hospedar um estudante estrangeiro?

No momento da inscrição você precisa indicar mais 2 famílias anfitriãs, além da sua. Mas se você tiver mais famílias para indicar, contate a Comissão! O objetivo do intercâmbio é sempre aumentar a relação entre os povos e voluntários são sempre bem vindos para isso. As famílias anfitriãs são treinadas, assim como o estudante e seus pais.

8. Os treinamentos oferecidos pelo Rotary são obrigatórios?

Os treinamentos são obrigatórios para pais e estudantes e/ou responsáveis e correspondem a reuniões mensais sobre diversos temas e são promovidas pela comissão local, finalizando com uma última reunião com todos os estudantes e respectivas famílias de todo o Multidistrito. Nos últimos anos essa última reunião tem sido feita na cidade d e Gravatá, estado de Pernambuco .

9. Existe um material completo sobre as regras do Programa de Intercâmbio no Multidistrito?

Assim que preencher sua Ficha de Inscrição no site o estudante receberá um e-mail com as Diretrizes do Programa, documento que possui todas as informações completas do Programa de Intercâmbio.

10. Basta preencher a Ficha de Inscrição no site para estar inscrito?

Para sua inscrição ser efetivada o estudante deve seguir vários passos. Preencher a ficha no site, aguardar o e-mail de confirmação, executar os procedimentos definidos neste e-mail, pagar a taxa de inscrição e entregar o processo completo em um Clube de Rotary ou a alguém da Comissão, com TODA A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA. Só assim sua inscrição estará segura.

11. O estudante que faz intercâmbio perde um ano de estudo?

O estudante brasileiro intercambiado não perde seu ano de estudo. Ele receberá todas as orientações de como proceder com seus estudos no exterior, quais matérias cursar, como validar seu histórico no exterior e como proceder em seu retorno no Brasil. Na ma ioria dos casos as Secretarias de Educação dos Estados validam seus estudos no exterior e os estudantes retomam seus estudos como se não tivessem interrompido. Em outros casos alguns estudantes cursam cargas horárias extras de algumas matérias e retomam da mesma forma. Vale lembrar que o intercâmbio do Rotary não é técnico-científico, mas sócio-cultural, significando dizer que o aprendizado não se limita à escola, mas de uma rica experiência que o estudante vivenciará por um ano no país estrangeiro, em um ambiente seguro.

Tirou suas dúvidas básicas? Quer se inscrever? Acesse o passo-a-passo e depois preencha sua ficha de inscrição.

Sucesso, nos vemos na seleção!