CURTA DURAÇÃO
Os Intercâmbios de Jovens são administrados localmente e todos os candidatos devem ser indicados por um Rotary Club do Distrito rotário local. Rotary Clubs estão presentes em mais de 200 países e áreas geográficas no mundo e este tipo de intercâmbio é realizado em praticamente todos eles. Para encontrar o Rotary Club mais próximo do seu endereço ou na sua cidade, use a ferramenta Localizar Rotary Clubs no site www.rotary.org/pt

ELEGIBILIDADE

O programa está aberto a estudantes de 15 a 17 anos de idade que estejam acima da média em seus estudos, sejam atuantes na comunidade e possuam certas qualidades, como facilidade de adaptação e disposição para enfrentar novos desafios. Todos os candidatos precisam ser patrocinados por um Rotary Club local, preencher o formulário de inscrição e ser entrevistados pessoalmente.

CUSTOS DO PROGRAMA

O programa é totalmente administrado por associados de Rotary Clubs, e os custos variam dependendo do distrito rotário e país onde o intercâmbio ocorre. Contate o Rotary Club local para saber mais informações. Em geral, os pais ou guardiões legais dos estudantes devem prover:

Passagem aérea de ida e volta.
Seguro de viagem que cubra despesas médicohospitalares em casos de acidente ou doença e que atenda aos requisitos dos clubes e distritos que enviam e recebem os participantes.
Os documentos de viagem, tais como passaporte e vistos.
Dinheiro para despesas gerais, passeios e excursões.

- Qual o período de inscrição?

O Short Term Exchange Program – STEP – (Programa de Curta Duração) está sempre aberto aos interessados que reúnam as exigências do intercâmbio, a partir da idade de 16 anos. O limite de idade máxima vai depender do tipo de intercâmbio e do Distrito anfitrião. O programa tem duração a partir de 2 semanas, raramente ultrapassando 45 dias (a duração e período do intercâmbio pode ser negociado entre as famílias anfitriãs).

- As taxas são as mesmas do de longa duração?

Para os programas do tipo ‘summer camp’ ou de turismo cultural, não há cobrança de taxas pelo Distrito 4500. Dependendo do Distrito anfitrião, é cobrada uma taxa variável, de acordo com o programa. Para o intercâmbio família-família (com reciprocidade, ou seja, um intercambista vai e outro vem), é cobrada uma taxa de U$: 500,00 (quinhentos dólares) quando o intercâmbio está confirmado e o Distrito 4500 recebe o Guarantee Form. No Distrito 4500 não há cobrança de taxa de inscrição de intercambistas interessados no STEP.

- Os intercambistas recebem alguma mesada ou precisam levar dinheiro para o custeio nesse curto período? E os que vêm para o Distrito 4500 recebem mesada?

No STEP as despesas de custeio (passagem, seguro) são integralmente de responsabilidade do intercambista. A hospedagem, alimentação e transporte local são providos pela família anfitriã. As despesas do dia a dia "pocket money" devem ser providenciadas pelo intercambista, ou seja, não há mesada. Importante lembrar a despesa com o seguro, que deve ser providenciado pelo intercambista.

- Quem procura o País ou Distrito para realizar o intercâmbio?

O STEP e diferente do programa de longa duração, porque não tem um número de vagas, nem países pré-definidos. Todo o trabalho é proveniente de contatos com os Chairmen dos Distritos, por e-mail, mas também há os encontros entre Chairmen, ocasião em que se oferece/procura vagas para o intercâmbio.

- As regras do intercâmbio de curta são as mesmas do de longa duração?

As regras de intercâmbio são as mesmas. Mas não tão rígidas como no de longa, porque o candidato muitas vezes já é maior de idade. Nestes casos, ele indica no formulário que bebe e fuma socialmente, por exemplo, e isto não prejudica na maioria dos casos (dependendo do país anfitrião) sua condição para submissão à vaga.

COMO SE INSCREVER

Os Intercâmbios de Jovens são administrados localmente e todos os candidatos devem ser indicados por um Rotary Club ou distrito rotário local. Rotary Clubs estão presentes em mais de 200 países e áreas geográficas e este tipo de intercâmbio é realizado em praticamente todos eles. Para encontrar o Rotary Club mais próximo em sua cidade, use a ferramenta Localizar Rotary Clubs no site www.rotary.org/pt.

Após contatar o clube, contate o membro da Comissão abaixo que poderá tirar suas dúvidas e fornecer novas orientações:

MAIORES INFORMAÇÕES:

+55 (81) 98791.0229 Bruno Dantas (bruno@dantas.net)
+55 (81) 99965.8008 Malú Vinisnki (maluviniski@gmail.com)

E o coordenador do Programa no NORBREX
STEP Short Term Exchange Program
Arthur de Castro - Chairman Short Term Norbrex

Email: steprotarynorbrex@gmail.com e arthur@elevaincorporacoes.com.br
+55 (84) 99607.6699 (whatsapp)